Especulações livres

23 de mai. de 2007

Zwartboek (Paul Verhoeven, 145 min, 2006)


So para nao perder o costume, ja que andei indo ao cinema ultimamente, posto aqui um pequeno comentario irrelevante sobre esse grande filme do diretor holandes Paul Verhoeven. O filme me faz lembrar Sampa (ultimamente tudo me faz lembrar aqueles 4 anos), e do filme que vi numa sessao Comodoro qualquer: De Vierde Man, ou O Quarto Homem, de 1983, se nao me engano. Uma historia bizarra sobre assassinato, homosexualidade e paixoes proibidas. Conhecia Verhoeven basicamente por Tropas Estrelares, um filme de ficcao cientifica que poderia passar completamente desapercebido como mais uma tentativa de copiar Guerra nas Estrelas, nao fosse o subtexto eugenico e nazista, entre outras criticas sociais interessantes que aparecem no filme. Apos ver O Quarto Homem, abriu-se uma nova percepcao desse cineasta, e senti que havia ali algo que eu deveria descobrir mais a fundo. Quando o filme abriu aqui, depois de sofrer para conseguir uma carona ao cinema (bons tempos em que eu andava a pe para todos os meohores filmes do mundo! No Texas quem nao tem carro nao faz nada) pude me deliciar com uma narrativa insolita, ainda que supostamente baseada em fatos reais, de uma garota judia, escondida do governo nazista que ocupara a Holanda, e que infiltra-se nos mais altos escaloes do nazismo local.
Para mim o interesse maior foi investigar essa ideia de Verhoeven como um cineasta do insolito e do bizarro, um pouco como Lynch (este que conseguiu firmar-se como detentor dessa marca), mas de uma forma altamente sexualizada, levando em conta as paixoes humanas e explorando vertentes dessas motivacoes que nao sao exploradas em outros roteiros, por outros cineastas. Como comentario sobre o filme sei que nao acrescentei nada a compreensao de ninguem sobre o filme ou sobre o cineasta, mas posso dizer que as 2 horas e meia de filme conseguem deixar a impressao, salvo alguns exageros, do quanto a realidade consegue ser mais insolita que qualquer ficcao poderia pretender ser.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página