Especulações livres

28 de mai. de 2007

Degas e a representacao

Estava passeando pela Rua Guadalupe, perto do campus aqui em Austin, e entrei numa livraria, atraido pelas ofertas de livros baratos. Livros a 1 dollar, ou 2 ou 3. Como bom viciado, nao pude resistir. Sabia que, uma vez ali dentro, acabaria comprando uma ou outra coisa. Logo achei algo que poderia me interessar: um livro sobre filosofia medieval aristotelica, pre-cartesiana. Esoterico, pensei comigo mesmo, mas vai saber se um dia nao preciso disso, ou nao tenho algum tempo sobrando? provavelmente nunca vou ler, como tantos livros que compro; mas como tantos outros, acabam sendo cruciais em algum momento por algum motivo obscuro. Um outro livro me chamou a atencao: um dicionario de arte francesa do seculo XIX, uma edicao linda, com papel de alta qualidade e imagens a cores. Folheando o livro achei bastante esoterico tambem, mas nao resisti, comprei. Fui tomar um cafe logo depois e abrindo os livros, de de cara com a seguinte imagem:

O quadro chama-se L'etoile, e foi pintado por Degas entre 1876-1877. Fiquei fascinado pois, como num post abaixo onde falo da queda de Icaro (ou nao falo, pois ai esta o "point" da coisa), aqui o quadro me pareceu fascinante pela forma como trata da questao da representacao. Sim, alguns leitores diriam que estou projetando minhas obsessoes em cima da obra, mas ainda que seja isso, seria uma leitura valida. Degas, ainda que nao seja impressionista por definicao, circulou no movimento e e lido como um deles. Uma das coisas que me fascinam no Impressionismo e que colocam em questao a representacao em si mesma. Nesse quadro, parece-me que aqui a questao aparece duplamente: tanto na forma de pintar quando no tema pintado. Deixo ao leitor a tarefa de imaginar uma leitura do quadro nesses termos, afinao o post era mais para marcar o momento, e enfeitar meu blog com essa linda imagem...

3 comentários:

Demonarch disse...

Ver um quadro de Degas é ver a momento capitado em sua totalidade, cheio de emoções e cores.

Rodrigo disse...

Degas. Impressionismo. Está no Musée d'Orsay. Eu sou muito mais um Monet e seus tons pasteis e um Van Gogh (ambos no Orsay) e seus tons berrantes. ontem eu vi Tropas Estelares na TNT. Eu gosto mto desse filme e tem sim um subtexto bem nazi-fascista-beligerante. Tb gosto do "Holandes depravado", grande realizador de Instinto Selvagem (para o bem ou para o mal, o filme foi bem marcante).

Ale Lima disse...

O MASP fez uma exposição sobre ele recentemente de cair o queixo , acabei virando fã de sua obra e da forma de seus quadros..Bjs

Total de visualizações de página