Especulações livres

7 de abr. de 2006

Repassando notícias interessantes

[retirado do site www.mixbrasil.com.br]

7/4/2006 - 14:14

:: Alemães homenageiam homossexuais mortos pelo nazismo

A Câmara Baixa do Parlamento alemão prestou homenagem aos gays vítimas do nazismo com a inauguração de uma exposição sobre a perseguição no III Reich.

Com o título "Perseguição aos homossexuais durante o nacional-socialismo", a exposição estará aberta até o dia 28 de abril no edifício Paul Loebe, onde os deputados despacham e realizam reuniões parlamentares.

Esta é a primeira vez que o Parlamento alemão se manifesta sobre a perseguição de homossexuais capitaneadas por Hitler. A organização da mostra é da ONG Rosa Winkel (Triângulo Rosa). Segundo os organizadores, gays são as "vítimas esquecidas" do holocausto.

Apesar da homossexualidade ter sido proibida na Alemanha em 1871, com a entrada em vigor do Código Penal do Reich, durante a República de Weimar (1919-1933) a cena gay era muito intensa em Berlim, com 77 locais conhecidos de freqüência forte de homossexuais.

No entanto, a ascensão do nazismo iniciou forte perseguição. Em 1933, 674 homens foram condenados por homossexualidade e, em 1938, 8.177. O assassinato do chefe do grupo paramilitar SA, o homossexual Ernst Roehm, iniciou período de "caça aos gays" por parte dos nazistas.
Em 1936, foi criada a Central do Reich para a Luta contra a Homossexualidade e o Aborto Provocado que funcionava com a supervisão da polícia secreta, SS.

2 comentários:

Ale Lima disse...

77 lugares frequentados por gays em Berlim ? Nossa, nem São Paulo , em pleno século 21 não tem tantos lugares ...rs..Brincadeira , mas é uma notícia que me chamou atenção, pois realmente foi a primeira vez que li a respeito dos gays durante o nazismo..Bjs

Anônimo disse...

acho que isso é uma atitude importantíssima para amenizar o preconceito.

Total de visualizações de página