Especulações livres

17 de jan. de 2007

Cartas de Austin

[o texto a seguir, devidamente editado para proteger informacoes sensiveis as partes, e um email que acabei de mandar para um amigo virtual que mora no Brasil. Como gostei do texto, e ele me pos a pensar, resolvi publica-lo aqui. Um dia queria que esse texto fosse lido como um fossil, posto num museu, ao lado de outras coisas velhas e chatas que so fazem sentido para um historiador. O fato desse email continuar fazendo sentido, para mim e para tantos outros, o fato dele ainda tocar em questoes dificeis e sensiveis, diz muito sobre o quao patetico e o lugar reservado a sexualidade na nossa sociedade. Num momento da historia em que o mundo discute casamento e adocao de filhos por casais homossexuais, eu ainda me vejo conversando com inumeros amigos e conhecidos ainda lutando contra fantasmas internos, preconceitos tacanhos e magoas que se arrastam por vidas inteiras. Milhoes, bilhoes de palavras escritas por milhoes de pessoas que ainda tem que lutar contra algo tao extremamente saudavel e natural, um desejo que da sentido a toda a vida, e que mesmo sendo tao extremamente simples e belo continua sendo tao incessantemente perseguido e abafado. Nao somente pela sociedade, mas pelos proprios sujeitos. Nao que meus amigos sejam mediocres ou atrasados: mediocre e atrasada e a sociedade homofobica, que ainda permanece dominante no Brasil e em tantos outros lugares. Eu poderia escrever outras milhoes de palavras sobre isso, mas por hoje basta: que esse post seja apenas mais um daqueles momentos de desabafo, e que se torne velho e desatualizado o mais rapido possivel.]
"
Caro ****
Texano e um bicho estranho... nevou 2 minutos e eles fecharam a cidade inteira! Bizarro e engracado. Ta zero graus hoje, muito gelo na rua, mas na TV parece que ta uma catastrofe... Enfim. Post todo dia muito raro, e com o fim das ferias voltam as moscas ao meu blog. Quanto ao seu irmao, entendo, ja tive isso com os meus, so melhorou depois que eu assumi publicamente que era gay. Nao e piada, e fato, e muita tensao sumiu de uma hora pra outra, por que eles nao tinham mais essa piada pra me jogar na cara, e eu nao tinha mais nada a esconder de ninguem entao nao me incomodava tao facilmente. E chato bater sempre nessa tecla, e eu sei o quao dificil e pra qualquer gay assumir-se publicamente, mas e TAO melhor do outro lado... Claro que cada um tem a sua hora, e nem toda familia aceita, entao esteja preparado para reacoes negativas se contar. Mas como voce ja e crescidinho, acho que nao morre de fome nem se toda sua familia te renegar. Aposto que, pelo contrario, vai emagrecer e ficar mais saudavel depois de tirar esse peso das costas. Sim, estou explicitamente te dando conselhos, mas sei que conselho, se fosse bom, nao era dado, era vendido. Bom fim de ferias!!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acrescentaria que o gay que é bem resolvido com sua sexualidade perante o mundo acaba inibindo o julgamento dos outros, porque no fim das contas ele não tá nem aí para o que pensam. Ou seja, enquanto se esperar a aprovação do outro pra ser feliz, o outro terá esse poder sobre você. [tommie]

Total de visualizações de página